BCLUBE 300x250
A grande maioria das pessoas, quando ouve ou fala da uva Pinotage, pensa na África do Sul, não é mesmo? A Associação faz todo sentido, afinal, essa uva foi criada na África do Sul!

Isso mesmo! A Pinotage não é apenas a uva emblemática da África do Sul, mas tem uma relação mais íntima, digamos assim, com esse país do que a Malbec tem com a Argentina, por exemplo, porque foi criada, desenvolvida e melhorada pelos sul africanos.

Ficou interessado? Então continue lendo! Nesse artigo falaremos rapidamente sobre a história do surgimento dessa uva, as dificuldades de seu desenvolvimento, suas principais características e, como de costume, daremos algumas sugestões de vinhos elaborados com a Pinotage!

Aproveite seu vinho, sempre com moderação!

 

Um rápido giro pela História da Pinotage

Pinotage Africa do Sul Vinhedo

Como já mencionamos, a Pinotage foi criada na África do Sul. Ela provém do cruzamento de duas espécies diferentes: da Pinot Noir e da Cinsault, que na África do Sul é chamada de Hermitage. O cruzamento das variedades foi feito pelo professor de viticultura Abraham Izak Perold (artigo em inglês), da Universidade de Stellenbosch, por volta do ano de 1925.

A intenção do professor era unir as qualidades da Pinot Noir, como a sua delicadeza, seus aromas, com a notável produtividade e resistência da Hermitage (Cinsault). Isso porque, a Pinot Noir não resistia muito bem ao clima da África do Sul, ao passo que a Hermitage se desenvolvia muitíssimo bem.

lightbulb_outline

Curiosidade: o seu nome é a combinação dos nomes das duas uvas que lhe deram origem: “pino”, de Pinot Noir, e “tage”, de Hermitage.

O objetivo, portanto, era criar um vinho leve e aromático, como o Pinot Noir, com uvas que crescessem e se desenvolvessem como a Cinsault. Mas o resultado não foi muito próximo do esperado: o vinho elaborado com a nova uva, a Pinotage, era bem escuro, encorpado e com muitos taninos.

Com essas características, parece óbvio o porquê os primeiros vinhos elaborados com a Pinotage não foram bem aceitos pelo mercado. E, para piorar, como a nova variedade de uva se desenvolvia muito bem, muitos produtores começaram a fazer vinhos sem qualidade mesmo, apenas para colocá-los no mercado.

Na década de 50 as degustações com o Pinotage começaram a mostrar a possibilidade de melhora do vinho, mas ainda prevalecia o vinho de baixa qualidade.

Somente na década de 90 que o vinho passou a ter melhor qualidade e reconhecimento internacional, quando o enólogo Beyers Truter (artigo em inglês) apresentou os vinhos feitos com essa variedade no concurso Internacional Wine and Spirits Competition, e os vinhos impressionaram pela alta qualidade e grande potencial.

 

Características da Pinotage

 

Pinotage Africa do Sul Entrada Vinicola

A Pinotage é uma uva de difícil trato, que precisa de bons cuidados e requer manuseio cuidadoso. Seu bago é pequeno e tem cor bem escura, quase preta; a pele é espessa e seus cachos são compactos e sua maturação é um pouco precoce.

Além disso, para produzir vinho de alta qualidade, é imprescindível que o vinhedo tenha baixa produtividade. Superados esses obstáculos, o vinho com ela produzido tem grande potencial, inclusive para a produção de vinhos fortificados (como o vinho do porto, por exemplo).

Ao contrário do que pretendia seu criador, a Pinotage tem mais características da Cinsault do que da Pinot Noir. Como exemplo, podemos dizer que o vinho com ela produzido tem coloração bem escura (ao contrário do vinho Pinot Noir, que em regra tem coloração bem clara).

Mas o objetivo de criar uma uva se se desenvolvesse bem foi alcançado, pois a Pinotage tem alta produtividade! E, na realidade, o maior desafio do viticultor atualmente é manter a produtividade baixa, porque quanto mais uvas por vinha, menor a concentração e a qualidade do sumo da uva.

 

Pinotage Africa do Sul Vinhedo seco

Mas, e o vinho propriamente dito?

Bom, especialistas afirmam que o bom vinho feito com a Pinotage terá aromas além da fruta, como folhas secas, e os taninos serão encorpados, mas com um restinho doce na boca. Considerando essas características, diversos enólogos afirmam que o vinho é mais parecido com o Shiraz do que com o Pinot Noir!

Já o Pinotage sem muita qualidade – sempre bom saber, não é? – terá um cheiro parecido com removedor de esmalte (para os homens, podemos dizer que o cheiro será parecido com solvente).

lightbulb_outline

Curiosidade: apesar de ser originária da Pinot Noir e da Cinsault, o vinho feito com a Pinotage parece mais com o Shiraz. É um vinho que, em geral, é bem escuro, tem bastante taninos e combina muito bem com carne suculenta.

Quanto à produção desse vinho, a África do Sul produz tanto vinhos varietais, com mais de 85% de Pinotage, quanto blends, como o Cape Blend, como são denominados os vinhos que usam Pinotage e outras cepas.

Por fim, vale ressaltar que apesar de a Pinotage estar muito associada à África do Sul (pelos motivos que já explicamos) não é possível dizer que esse país se resume a essa variedade. Muito pelo contrário! Os sul africanos produzem muitos vinhos, com distintas cepas e vinhos de excelente qualidade!

 

BCLUBE 468x60

 

Sugestões de Vinhos Pinotage

 

VinhoPaís / RegiãoUvasTipoNotaPreço (R$)Onde comprar
Pinotage by L'Avenir 2013África do Sul Western CapePinotageTintoNão Localizamos108World Wine
Remhoogte Bushvine Pinotage 2012África do Sul StellenboschPinotageTintoVV 4.0151Grand Cru
Danie de Wet Pinotage Bio 2012África do Sul RobertsonPinotageTintoVV 3.282Mistral
Kadette Cape Blend 2012África do Sul StellenboschPinotage, Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet FrancTintoVV 3.7122Mistral
Kadette Pinotage Rosé 2014África do Sul StellenboschPinotageRoséVV 3.598Mistral
Namaqua Pinotage 2011África do Sul Olifants RiverPinotageTintoNão LocalizamosNão informadoKMM
Spencer Bay Reserve 2010África do Sul Olifants RiverPinotageTintoVV 3.9Não informadoKMM
La Capra Pinotage 2010África do Sul PaarlPinotageTintoVV 3.5137Ravin
Spice Route Pinotage 2011África do Sul SwartlandPinotageTintoVV 3.7270Ravin

Informações atualizadas em julho de 2016.

 

E você, gosta do vinho elaborado com essa uva? Já experimentou ou tem outra sugestão? Conte-nos nos comentários abaixo.

 


Gostou de nosso conteúdo?

Assine Já!

 

BCLUBE 468x60