Riesling é uma uva branca que deve ser a mais mal entendida e compreendida de todo o mundo. É, sem dúvida, a rainha dos vinhedos alemães e com ela são feitos vinhos espetaculares.

Mas antes, é importante esclarecer, que os próprios alemães, “pais” da Riesling e dos melhores vinhos elaborados a partir dessa variedade, contribuíram, em um certo momento da história, para estragar a reputação dessa maravilhosa uva (aqueles famosos vinhos da garrfa azul, doces e de qualidade bem duvidosa). Felizmente, esse mal entendido já foi solucionado e, atualmente, o vinho riesling não sofre mais os efeitos ruins dessa mancha na reputação!

A seguir, falaremos um pouco a respeito da origem dessa uva, das suas principais características, de alguns dos países produtores, com destaque para a Alemanha, e, como de praxe, no final daremos algumas sugestões de vinho Riesling!

Aprecie essa delícia, com moderação!

 

Riesling: a uva com grande concentração aromática

A Riesling não pode ser confundida com outras uvas de nomes parecidos, como a Emerald Riesling ou a Riesling Itálico, que são uvas que não possuem qualquer ligação com a verdadeira Riesling. A Riesling Itálica, por exemplo, é muito cultivada no norte da Itália e no sul do Brasil e, não pode ser, sequer, comparada à Riesling, originária da Alemanha!

A Riesling (verdadeira), é uma variedade de uva que tem grande adaptabilidade a climas quentes ou frios, por isso é cultivada desde a Alemanha, norte da França, Suíça e Áustria, até no calor Austrália.

Seu melhor desenvolvimento, entretanto, ocorre em regiões com clima moderado, mais frio, como o da região de Mosel, na Alemanha. Isso porque o seu desenvolvimento ideal deve ocorrer de forma lenta, ou seja, o seu amadurecimento deve ser lento e gradual, razão pela qual o clima mais frio, que retarda a maturação, é o ideal. O longo período de maturação é responsável pela grande concentração de aromas, uma de suas principais características.

Além do longo período de amadurecimento, os especialistas afirmam que o ideal é que a região tenha bastante sol (que a luz solar reflita muito), o que faz com que a uva amadureça adequadamente.

Riesling Vinha Organica Alemanha

Vinha Orgânica de Riesling, na Alemanha 

O problema de regiões mais quentes, apesar da adaptabilidade da uva, é que ela amadurece muito rápido e precocemente e, por causa da falta de tempo, não há formação / concentração de aromas – uma das características marcantes da Riesling.

Apesar das particularidades climáticas, a Riesling, que tem bagos pequenos e delicados, é uma uva fácil de ser cultivada.

Outra caraterística marcante dos vinhos elaborados com essa uva é a acidez. Por isso que especialistas afirmam que o vinho Riesling seco combina muito bem com peixe cru e frutos do mar em geral.

Definitivamente, os melhores vinhos feitos com essa uva são os varietais (feitos apenas com a riesling, sem a mistura de nenhuma outra variedade) e, geralmente, não passam por nenhum período de envelhecimento em madeira. De acordo com especialistas, o uso do carvalho é pouco adequado pois pode “roubar” seus aromas primários, aromas estes que devem prevalecer.

lightbulb_outline

Temperatura: recomenda-se que o vinho riesling seja servido bem frio, a uma temperatura em torno de 6ºC.

 

 

Riesling: diversidade de vinhos

A Riesling também é uma cepa muito versátil, a partir da qual podem ser produzidos vinhos secos, semi-doces ou extremamente doces. Tradicionalmente o vinho Riesling é doce, mas atualmente é possível encontrar muitos vinhos secos feitos com essa uva e que são vinhos de excelente qualidade.

Riesling BotrytisDegustar um Riesling, mais do que qualquer outro vinho, começa sempre pelo nariz, pois esse é um dos vinhos mais aromáticos do mundo. E ao beber, na maioria das vezes, você sentirá que ele não é parecido com quase nenhum outro vinho. Pode-se dizer que é um vinho de características especiais.

Via de regra é um vinho pouco alcoólico, com alta acidez e, ao contrário da maioria dos Chardonnays, é um vinho que pode envelhecer na garrafa. Isso mesmo, um branco que envelhece muito bem na garrafa!

lightbulb_outline

Curiosidade: a riesling tem propensão para sofrer o ataque do fungo da podridão nobre, o Botrytis Cinérea, fungo responsável pela concentração de açúcar o que faz com que o vinho, se não houver a fermentação completa, seja doce e delicioso!

 

Alguns exemplos de regiões que produzem vinho seco:

  • Riesling da região de Alsace, na França
  • O Alemão Riesling Qualitätswein Trocken
  • O Riesling do Estado de Washington, desde que tenha a palavra “dry” (seco, em inglês) no rótulo
  • O Riesling de Nova Iorque
  • A maioria dos Riesling da Austrália, especialmente os da região de Clare Valley e Eden Valley

 

Já entre os doces, os mais conhecidos e famosos são, sem dúvida, os alemães. Veja alguns tipos que se destacam:

  • Os vinhos Alemães que se enquadram como Pradikat, incluindo Spätlese, Auslese, Beerenauslese e Trockenbeerenauslese
  • Vinho Riesling Americano (doce)

 

Riesling: a rainha dos vinhedos da Alemanha

A Alemanha é, sem a menor sombra de dúvida, o país que mais se destaca na produção de vinho Riesling e é nesse país que são produzidos os melhores exemplares do mundo, desde os extra-secos até os extremamente doces.

Independentemente do tipo, se seco, muito seco ou doce, os vinhos alemães feitos com essa variedade de uva são vinhos com sabores complexos que surpreendem o paladar!

Mosel é a maior região produtora de Riesling da Alemanha, mas outras regiões também se destacam, como a de Pfalz. Os vinhos da região de Mosel tem como características mais marcantes a harmonia entre a acidez e o açúcar, bem como teor alcoólico relativamente baixo. O conjunto agrada cada vez mais os consumidores mundo afora.

Riesling Vinhedo Mosel

Vinhedo de Riesling em Mosel, na Alemanha

Para entender um pouquinho do Riesling alemão é preciso ter uma noção da classificação dos vinhos alemães. Apesar da dificuldade linguística, tentaremos expor de forma simples e rápida um pouco desse sistema de classificação que, com certeza, irá te ajudar muito!

Antes de entrarmos na classificação propriamente dita, vale ressaltar que o rótulo do vinho alemão tem uma sequencia que, do alto para baixo, indica: Região, Tipo de Uva, Qualidade do Vinho, Tipo do Vinho e Vinícola.

Quanto a classificação, é importante saber das duas facetas primárias que caracterizam o vinho alemão: a origem do vinho (região e particularidades climáticas) e sua qualidade / teor de açúcar.

Assim, o vinho que contém a classificação Spätlese: Spät significa tardio e lese colheita, portanto, é vinho feito a partir de uvas colhidas tardiamente e, consequentemente, com grande teor de açúcar. Mas se vier acompanhado da classificação trocken, significa que fermentou até o final e, portanto, o vinho não é doce, mas sim seco.

O vinho de mesa, aquele simples e básico, que não tem muitas regras a respeito da vinificação, são chamados de Landwein / D. Wein.

Os vinhos que possuem em seu rótulo Prädikatswein ou Qualitätswein (QbA), por sua vez, são os vinhos que já tem um certo controle de qualidade, com algumas regras específicas para a vinificação. A partir daí, o nível de qualidade depende de dois fatores: a maturação / qualidade das uvas e a especificação regional.

A diferença entre eles é que o QbA são vinhos de origem controlada e os Prädikatswein (vinhos com Predicado) além da origem controlada não podem ter adição de açúcar (nem do açúcar que está no suco da própria uva) e nem adição de álcool.

E os vinhos com predicado tem as seguintes categorias:

  • Kabinett: equivalente ao vinho reserva e representa vinhos mais delicados, leves e frescos;
  • Spätlese: vinhos feitos a partir de uvas bem maduras, colhidas tardiamente;
  • Auslese: vinhos elaborados a partir de uma colheita selecionada, de cachos maduros e particularmente de uvas que sofreram o ataque do fungo Botrytis Cinérea; são vinhos geralmente doces;
  • Beerenauslese ou BA: vinhos elaborados a partir de uvas colhidas bago por bago; somente são produzidos em anos de boa safra; são doces, perfeitos para sobremesa e para acompanhar queijos fortes;
  • Trockenbeerenauslese ou TBA: vinho elaborado a partir de colheita de bagos secos; a expressão trocken significa, neste caso, vinho de uvas secas (tipo uva passa), e não vinho seco; vinho doce e de excelente qualidade; e
  • Eiswein: é o ice wine, vinho feito a partir de uvas congeladas (colhidas quando congeladas) e são prensadas imediatamente. Vinho doce e muito equilibrado.

 

Outros países que se destacam na produção de vinho Riesling são a França, a Áustria, a Austrália e o Canadá.

A região de Alsácia, na França, é a segunda melhor região produtora de vinho Riesling do mundo. Diferentemente do alemão, o Riesling francês tem um estilo mais alcoólico, encorpado e seco. Outro grande produtor é a Áustria, especialmente as regiões de Wachau, Kremstal e Kamptal, cujos vinhos são bons concorrentes dos vinhos da Alsácia e de Mosel.

A Austrália, por sua vez, apesar de ter um clima mais quente, tornou-se, nos últimos tempos, boa produtora desse tipo de vinho. A Riesling foi plantada por volta de 1840 e após um período de declínio de na produção, voltou a ter destaque nas regiões de Clare Valley e Eden Valley.

O desenvolvimento dessa uva na Austrália chega a ser surpreendente, especialmente pela qualidade dos vinhos que com ela são elaborados, pois, como ressaltamos acima, em regiões mais quentes há a desvantagem do amadurecimento precoce. As regiões de Clare Valley e Eden Valley, ambas na região sul da Austrália, entretanto, surpreenderam e produzem excelentes vinhos, o que demonstra a grande capacidade de adaptação dessa variedade.

Por fim, no Canadá, que tem clima mais frio, mais parecido com o clima da Alemanha, cultiva a Riesling e produz muito Ice Wine com essa variedade.

lightbulb_outline

Harmonização: riesling seco combina muito bem com carne de porco. E por causa do sabor mais adocicado e da acidez, também é perfeito para acompanhar comidas mais apimentadas, como as Indianas e as Asiáticas. Já o doce harmoniza perfeitamente com sobremesa, como com Strudel de Maçã, ou em aperitivos, com queijos fortes.

 

Sugestões Vinhos Riesling

Deinhard Green Label Riesling

Produtor: DeinhardRiesling Deinhard Green Label
País / Região: Alemanha Mosel
Tipo: Branco seco
Nota: VV 3.6
Harmonização: comidas leves, como peixes e frutos do mar
Preço: R$ 81
Onde comprar: Super Adega

 

Werner Anselmann Riesling QBA Trock

Produtor: Anselmannvinho-riesling-werner-anselmann-qba-trocken
País / Região: Alemanha Pfalz
Tipo: Branco seco
NotaVV 4.1
Harmonização: Saladas, aspargos e pizza
Preço: R$ 99
Onde comprar: Vinhosite

 

Werner Anselmann Riesling Spätlese Trocken

Produtor: Anselmannvinho-riesling-anselmann-spatlese-trocken
País / Região: Alemanha Pfalz
Tipo: Branco seco
NotaVV 3.6
Harmonização: ótimo com ostras, lula, polvo e frutos do mar em geral
Preço: R$ 133
Onde comprar: Vinhosite

 

Riesling Dopff & Fils 2013

Riesling Dopff Fils AlsaceProdutor: P.E. Dopff & Fils
País/Região: França Alsácia
Tipo: Branco seco
Nota: VV 3.9
Harmonização: frutos do mar e pratos orientais
Preço: R$ 152
Onde comprar: Mistral

 

Fritz Haag Brauneberger Riesling Trocken 2014

Produtor: Fritz HaagRiesling Fritz Haag
País / Região: Alemanha Mosel
Tipo: Branco seco
Nota: VV 4.0
Harmonização: moqueca de peixe, ceviche e sushi e sashimi
Preço: R$ 213
Onde comprar: Grand Cru

 

16 Riesling Morstein GG 2014

Produtor: Weingut WittmannRiesling Morstein GG
País / Região: Alemanha Rheinhessen
Tipo: Branco seco
Nota: Eleito o melhor vinho alemão pelo mais renomado crítico Alemão, o Eichelmann Deuschlands Weine
Harmonização: ótima opção para peixes e frutos do mar
Preço: não informado
Onde comprar: Weinkeller

 

11 Riesling Kabinett Mosel

Produtor: Weingut Schloss Lieser – Thomas HaagRiesling Kabinett Mosel
País / Região: Alemanha Mosel
Tipo: Branco suave
Harmonização: sozinho ou para acompanhar aperitivo
Preço: não informado
Onde comprar: Weinkeller

Informações atualizadas em setembro de 2016. 

 

E você, é fã do Vinho Riesling? Tem algum preferência, os secos ou os doces? Conte-nos nos comentários abaixo!

 


Gostou de nosso conteúdo?

Assine Já!