BCLUBE 300x250
Dando continuidade a nossa série sobre Vinícolas Brasileiras, nesse quinto post falaremos sobre a Vinícola Cave Geisse, uma das vinícolas brasileiras com maior destaque na produção de espumantes de qualidade.

A Cave Geisse está localizada na região de Pinto Bandeira, subdistrito de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e foi criada em 1979, pelo engenheiro agrônomo e enólogo Mário Geisse, um chileno que viu o potencial do Brasil para a produção de espumantes.

E ele estava certíssimo! O potencial era realmente verdadeiro, tanto que hoje a vinícola produz diversos espumantes premiados e respeitados por renomados críticos de vinhos.

A seguir, contaremos um pouco da história dessa vinícola, falaremos de seu fundador e destacaremos sua maior especialidade: espumantes. E para dar aquele gostinho de borbulhas, começaremos destacando os espumantes premiados em 2016!

Aproveite seu espumante, sempre com moderação! rs

E se você perdeu algum de nossos artigos sobre as outras vinícolas que falamos aqui na Winer, como a Vinícola Aurora, a Vinícola Salton, a Casa Valduga ou a Miolo, não deixe de conferir!

 

Principais Prêmios em 2016

EspumanteGuia e/ou
Concurso
PrêmioPontosPreço (R$)Onde Comprar
Cave Amadeu BrutVinalies Internationales 2016Medalha de PrataNão se aplica55Loja Virtual da Vinícola
Cave Geisse BrutVinalies Internationales 2016Medalha de OuroNão se aplica88Loja Virtual da Vinícola
Cave Geisse Nature 2013Descorchados 2016Entre os Melhores do Ano
Entre os Melhores Nature do Ano
9188Loja Virtual da Vinícola
Cave Geisse Blanc de Blanc BrutVinalies Internationales 2016Medalha de OuroNão se aplica105Loja Virtual da Vinícola
Cave Geisse Terroir Rosé 2010Descorchados 2016Entre os Melhores do Ano
O Melhor Rosé do Ano
O Melhor Brut do Ano
92165Loja Virtual da Vinícola
Cave Geisse Terroir Nature 2011Descorchados 2016Entre os Melhores do Ano
Entre os Melhores Nature do Ano
92165Loja Virtual da Vinícola
Cave Geisse Brut 2002Descorchados 2016Entre os Melhores do Ano
Entre os Melhores Brut do Ano
91800Loja Virtual da Vinícola

Informações atualizadas em julho de 2016.

Mário Geisse

Cave Geisse - Mário Geisse

Mário Geisse

A vida do chileno Mário Geisse sempre esteve ligada ao vinho.

Cresceu na região de Límari, onde são cultivadas uvas para a produção de Pisco. Quando cresceu, foi estudar agronomia e resolveu especializar-se em vinicultura. Depois disso, trabalhou em diversas vinícolas até chegar a ser o responsável pelos negócios da Chandon no Brasil.

Ao chegar ao Brasil, Mário Geisse encontrou tudo o que não imaginou! O Clima tropical? Nas terras do sul, de tropical o clima não tinha nada. A uva? Bom, essa era bem diferente da chilena, o que foi uma boa surpresa, pois parecia ótima para produzir espumantes.

Assumiu a Moët & Chandon Brasil em 1977 (há quase 40 anos!) e acreditou no grande potencial da região para a produção de espumantes e resolveu investir. Procurou, por bastante tempo, uma região alta, com bastante sol e com encosta virada para o norte – para melhor drenar a água da chuva.

Depois de um ano, identificou a região ideal na região de Pinto Bandeira, distrito de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

 

A Cave Geisse

Cave Geisse está localizada em Pinto Bandeira, em uma região que, segundo Mário Geisse, é ideal para o cultivo de uvas para a elaboração de espumantes: tem boa altitude, solo com ótima drenagem, boa amplitude térmica e posição solar ideal.

Mário Geisse sempre quis experimentar todo o potencial que a região Sul pode oferecer. Por isso, renunciou à ideia de produção em grandes volumes e focou em obter qualidade.

Pensando nisso, escolheu plantar as videiras pelo sistema de espaldeira alta, que produz menos, mas com melhor qualidade. Por este sistema, que produz muito menos que o sistema latado, o vinhedo recebe sustentação por meio de fios que são presos em varas atadas horizontalmente (como a figura abaixo).

Cave Geisse - Método Cultivo Espaldeira

Sistema de condução da videira em espaldeira e com poda mista: a) poste externo; b) poste interno; c) fio da produção; d) fios fixos do dossel vegetativo; e) fio móvel do dossel vegetativo.

 

Apenas a título de curiosidade, no sistema latado o plantio é feito de forma distinta, como pode-se ser observado na imagem abaixo.

 

Cave Geisse - Metodo Cultiva Latada

Sistema de condução da videira em latada, especificando postes e fios. Postes – a) cantoneira; b) lateral; c) interno; d) rabicho; Fios – e) cordão primário de cabeceira; f) cordão primário lateral; g) fio da produção; h) fio da vegetação; i) fio de sustentação da malha; j) fio rabicho. (Ilustração: A. Miele)

 

Ficou interessado em saber como funciona o sistema de espaldeira alta? No vídeo abaixo você pode ver em detalhes como é feito o cultivo da uva por esse sistema.

Além de ter optado por esse sistema de cultivo, a Cave Geisse presta atenção em todas as fases do processo de elaboração de seus espumantes, o que faz com que o seu padrão de qualidade seja reconhecido mundialmente.

Vale destacar, também, que nenhum dos vinhedos Geisse utiliza agrotóxicos e são tratados de maneira ecoeficiente.

 

Visitas

A Cave Geisse oferece ao turista algumas opções de visitas e todas elas devem ser previamente agendadas para verificar disponibilidade de datas (basta acessar o site da vinícola e preencher o formulário).

Na visita Geisse Experience, o turista passeia pelos vinhedos da vinícola num 4×4 juntamente com um guia, que explica os detalhes de todo o processo e, no final, há um brinde no espaço zen da vinícola, em meio a natureza.

Na opção de Open Lounge, o visitando desfruta de um delicioso espumante harmonizado com empada chilena, ao som da natureza.

Além dessas opções, a vinícola oferece ainda o passeio com degustação. Nessa degustação o visitante pode escolher alguma das opções de espumantes que serão degustados (pacotes com diferentes tipos e distintos preços).

 

Linhas

Cave Geisse

A linha Cave Geisse é composta por 9 espumantes e é definida pela Vinícola como “A melhor expressão do terroir”.

 

Cave Geisse Brut 2002

Cave Geisse - Brut 2002O Espumante Cave Geisse Brut 2002 resume o potencial do terroir!

Esse espumante permaneceu em guarda durante 14 anos, tempo em que ficou em contato com leveduras, o que o tornou um espumante com características únicas.

Críticos renomados, como Jancis Robinson, assim o avaliaram: “Um dos mais impressionantes espumantes que me chegaram em muito tempo”

Steven Spurrier, por sua vez, o avaliou com incríveis 95 pontos!

A produção é restrita e o preço salgado (R$ 800,00). Para poucos. Se você for um desses, pode comprar a sua garrafa no site da Vinícola.

É realmente uma bebida especial.

 

Cave Geisse Brut

OCave Geisse - Brut Espumante Cave Geisse Brut é um clássico da Família Geisse.

Elaborado com as uvas Chardonnay e a Pinot Noir e amadurece por um período mínimo de 24 meses.

Em 2015, recebeu 90 pontos do Guia Descorchados (DS).

Pode ser adquirido no site da Vinícola.

 

Cave Geisse Nature

O Cave Geisse - NatureCave Geisse Nature é um espumante elaborado sem nenhuma adição de açúcar (daí a denominação “nature”) e tem conquistado a cada dia mais apreciadores.

Por ser um espumante bem seco, harmoniza com quase todos os pratos: massas com queijo, molho branco, frutos do mar.

Esse espumante obteve 91 pontos do Guia Descorchados de 2015 (DS).

Pode ser comprado no site da Vinícola.

 

Cave Geisse Rosé Brut

Cave Geisse - Rosé BrutO Espumante Cave Geisse Rosé Brut é descrito pela vinícola como intenso e apaixonante!

É elaborado com 100% de uvas Pinot Noir e é o contato do vinho com a casca dessa uva tinta que confere a cor rosada a esse espumante.

Esse espumante obteve 90 pontos no Guia Descorchados 2015 (DS).

Pode ser adquirido no site da Vinícola.

 

Cave Geisse Blanc de Noir Brut

OCave Geisse - Blanc de Noir Espumante Cave Geisse Blanc de Noir Brut é feito com 100% de uva Pinot Noir – daí a referencia a Blanc de Noir, que significa “Branco do Escuro”, ou seja, um espumante branco feito a partir de uvas tintas. Esse espumante amadure por, no mínimo, 30 meses.

Em 2015 recebeu 91 pontos do Guia Descorchados (DS).

Pode ser adquirido no site da Vinícola.

 

Cave Geisse Blanc de Blanc Brut

ACave Geisse - Blanc de Blanco contrário do anterior (Cave Geisse Blanc de Noir), o Cave Geisse Blanc de Blanc é elaborado com 100% de uva Chardonnay e, assim como o Blanc de Noir, amadure por 30 meses.

A expressão francesa Blanc de Blanc, que significa, ao pé da letra, branco de branco, designa um espumante elaborado somente com uva branca Chardonnay.

É descrito pela vinícola como um espumante elegante e sofisticado, com aroma cítrico, o que harmoniza muito bem com peixes grelhados, frutos do mar e saladas.

Recebeu 90 pontos do Guia Descorchados 2015 (DS) e pode ser adquirido no site da Vinícola.

 

Cave Geisse Extra Brut

O Cave Geisse - Extra BrutEspumante Cave Geisse Extra Brut é elaborado a partir de uma mistura dos vinhos bases que dão origem aos espumantes Blanc de Blanc e Blanc de Noir e, portanto, é elaborado a partir de um blend das uvas Pinot Noir e da Chardonnay.

Descrito pela vinícola como intenso e equilibrado, esse espumante obteve 91 pontos no Guia Descorchados 2015 (DS) e foi campeão da categoria na Grande Prova dos Vinhos Brasileiros de 2015. Além disso, obteve medalha de Ouro no concurso Vinalies da França 2015.

Pode ser adquirido no site da Vinícola.

 

Cave Geisse Terroir Nature

O EsCave Geisse - Terroir Naturepumante Cave Geisse Terroir Nature é fruto de anos de pesquisa a respeito do solo e de uma demarcação minuciosa do terroir. O resultado é um espumante marcante e que se tornou referencia entre os espumantes do novo mundo.

É elaborado a partir de uma mistura de vinho base de Pinot Noir e de Chardonnay e passa no mínimo 42 meses em amadurecimento.

Considerado o melhor espumante do Brasil pelo Guia Descorchados em 2015 (DS) e obteve Medalha de Ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2015. Além disso, é indicado no livro 1001 Vinhos Para Beber Antes de Morrer!

Pode ser comprado no site da Vinícola.

 

Cave Geisse Terroir Rosé Brut

O EspumaCave Geisse - Terroir Rosé Brutnte Cave Geisse Terroir Rosé é feito com 100% de uva Pinot Noir, que lhe confere a cor rosada. O vinho base a partir do qual o espumante é elaborado passa um período em barril de carvalho francês o que, segundo a vinícola, lhe confere características únicas.

Indicado entre os 4 melhores do Mundo por Oz Clarke (site em inglês).

Essa preciosidade pode ser comprada no site da Vinícola.

 

BCLUBE 468x60

 

Cave Amadeu

A linha Cave Amadeu é composta por 3 espumantes e é definida pela Vinícola como a linha “Para todos os momentos”. Uma linha mais simples, com preço mais acessível, mas tão especial quanto as demais.

 

Cave Amadeu Brut

OCave Geisse - Cave Amadeu Brut Espumante Cave Amadeu Brut é elaborado a partir de uma combinação das uvas Pinot Noir e Chardonnay, pelo método tradicional e passa 12 meses em contato com as leveduras.

Descrito pela vinícola como um espumante para encantar a qualquer hora!

Esse espumante recebeu Medalha de Ouro no Vinalies da França 2014.

Pode ser comprado no site da Vinícola.

 

Cave Amadeu Rosé Brut

OCave Geisse - Cave Amadeu Rosé Brut Espumante Cave Amadeu Rosé Brut é produzido com 100% de uva Pinot Noir e é muito refrescante.

Ideal para acompanhar aperitivos ou pratos leves, como tortas, quiches, saladas e frutos do mar.

Pode ser comprado no site da Vinícola.

 

 

Cave Amadeu Moscatel

O Cave Amadeu Moscatel é um espumante leCave Geisse - Cave Amadeu Moscatelve, agradável e adocicado.

Elaborado pelo método de Asti – método utilizado na produção do espumante Asti, tem sabor doce que encanta principalmente as mulheres.

Acompanha muito bem sobremesas, como bolos, mousses, sorvetes e frutas em calda.

Assim como os demais, pode ser comprado no site da Vinícola.

 

Mario Geisse

A linha Mario Geisse é uma linha composta somente por vinhos tintos: 2 elaborados com a uva Carménère e dois com a Cabernet Sauvignon.

Todos são elaborados com uvas são cultivadas no Chile, no Valle Colchagua, especificamente da microrregião de Marchigue.

Se quiser mais informações a respeito dos vinhos tintos dessa linha, clique aqui para acessar o site da Vinícola.

 

E você, já conhece os produtos da Cave Geisse? Tem seu espumante preferido? Conte-nos nos comentários abaixo.


Gostou de nosso conteúdo?

Assine Já!

BCLUBE 468x60