Não tem como falar em vinho uruguaio e não pensar na uva tannat! Essa uva, de origem francesa, foi muito bem domada pelos produtores desse nosso vizinho e os vinhos uruguaios com a tannat são deliciosos.

De tão boa que é a sua qualidade, o vinho uruguaio sempre ocupa posição de destaque nos famosos concursos e listas feitas por guias e/ou revistas especializadas a respeito dos melhores vinhos do ano.

Pensando nisso, no final do artigo destacamos os melhores vinhos uruguaios segundo o Guia Descorchados (DS 2015 e 2014) e a 9ª Edição do Concurso Consumidor Elege.

Antes, entretanto, falaremos um pouco sobre a história da viticultura uruguaia, do clima, da importância da uva tannat e também das outras cepas que são cultivadas; destacaremos as três principais regiões produtoras, bem como algumas vinícolas para serem visitadas e, ao final, daremos algumas sugestões de vinhos que podem ser comprados no Brasil, todas com preço inferior a R$ 150.

 

Vinhos Uruguaios: história, clima e viticultura

Quando se fala em produção de vinhos, o Uruguai tem uma localização privilegiada. Seus vinhedos estão localizados na mesma latitude que os vinhedos de Mendoza, do Chile, da África do Sul e da Nova Zelândia, fato que, considerado isoladamente, já demonstra ser território ideal para a produção de vinhos.

Além disso, esse pequeno país está cercado de água: tem o Oceano Atlântico, o Rio da Prata e o Rio Uruguai. Apesar de ter temperatura média de 18ºC, o sol é constante na maior parte do ano e predomina um clima úmido mediterrâneo, com verão quente e chuvoso, o que é ótimo para os vinhedos.

Como é sabido, a uva que mais se destaca é a tannat, também conhecida como harriague. Esse nome é uma homenagem ao imigrante basco Dom Pascal Harriague, que, por volta de 1870, um pouco depois que o cultivo de uva para produção de vinhos começou, introduziu diversas castas no plantio uruguaio a fim de encontrar a que melhor se adaptava. A resposta todos nós sabemos: a tannat foi a que melhor se adaptou e, por isso mesmo, também ficou conhecida como harriague.

Apesar de o cultivo ser antigo, a revolução vitivinícola somente ocorreu 100 anos depois, por volta de 1970, quando foram introduzidas novas técnicas de vinificação, de plantio e, também, novas variedades de uvas. Esse conjunto possibilitou um desenvolvimento muito grande da indústria vinícola do Uruguaia e o mundo reconheceu a qualidade de seus vinhos.

Bodega Bouza Carros antigosSegundo Juan Bouza, dono da Bodega Bouza, o Uruguai tem “a possibilidade de elaborar vinhos que possuem a energia do Novo Mundo e o refinamento do Velho Mundo”. Juan, além de produzir excelentes vinhos, tem uma bela coleção de carros antigos.

Interessante, concorda?

Muitos especialistas concordam com Juan Bouza, especialmente porque o jeito de fazer vinho no Uruguai é muito similar ao método do Velho Mundo, e as condições climáticas e seu terroir fazem com que seu vinho tenha características próprias, que o tornam bem diferente dos vinhos produzidos pelos nossos outros vizinhos, como a Argentina e o Chile.

 

Nem só de Tannat vive o Uruguai

A tannat é, sem dúvida, a uva que mais se destaca, símbolo da produção de vinhos desse país e, por isso mesmo, a mais plantada! Atualmente ocupa mais de 1/3 de toda a área destinada ao cultivo de uvas para a produção de vinhos. Sua importância pode ser comparada com a importância da malbec para a Argentina e da carménère para o Chile.

Não obstante o sucesso dos vinhos uruguaios feitos a partir da tannat, o seu cultivo não é simples. Os produtores precisam ter muito cuidado com a concentração de açúcar na uva e com o perfeito amadurecimento, pois esses dois fatores influenciam na adstringência do vinho que será produzido.

Esse cuidado especial foi o responsável pelo destaque dos vinhos uruguaios e da sua associação à uva tannat – o sucesso dos uruguaios com a uva tannat reside no fato de terem conseguido “domar” a adstringência dessa uva.

Além de ser usada para a produção de vinho varietal, os uruguaios também utilizam a tannat na produção de vinhos de corte. Neste caso, a uva tannat é normalmente misturada com a cabernet sauvignon e com a merlot, uvas que dão estrutura ao vinho, tornando mais macio ou, como diriam alguns especialistas, “mais aveludado”.

Uvas que se destacam nos blends Uruguaios

  • Tintas: tannat, cabernet franc, cabernet sauvignon, merlot, pinot noir e syrah.
  • Brancas: chardonnay, sauvignon blanc, sémillon e viognier.

Alguns dos produtores que se destacam

 

Principais Regiões Produtoras

O Uruguai tem 3 regiões que se destacam na produção de vinhos: Canelones, próxima à capital Montevidéu, Colônia, região onde está localizada a cidade Colônia Del Sacramento, declarada patrimônio da Humanidade pela Unesco, e Maldonado, região onde está localizada a cidade praiana mais famosa do Uruguai, Punta Del Este.

Canelones

Vinhedo UruguaiÉ a região que concentra a maior parte da produção do país, com cerca de 60%. Localizada bem ao centro do país e próxima à capital, Montevidéu, sua área vai da capital ao Rio da Prata e faz divisa, dentre outras, com a região de Maldonado.

A maior parte desta região é composta por planícies, com paisagem muito agradável. Como no restante do país, é área com grande quantidade de água e sofre a influência do Oceano Atlântico. O verão tem temperatura amena e noites frias, com boa amplitude térmica. Resultado: o amadurecimento da uva é lento, o que traz equilíbrio à acidez e aumenta a diversidade aromática.

Colônia

Localizada à oeste, partindo de Montevidéu de carro, a viagem não dura mais que duas horas. Nessa região está localizada a cidade de Colônia Del Sacramento, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e que, por si só, merece uma visita.

Nesta região que está a vinícola mais antiga do Uruguai, a Bodega Los Cerros de San Juan, que preserva sua história ao manter desde os tanques de cimento até à sede da vinícola, construída em 1869 em estilo colonial e que foi declarada Monumento Histórico do Uruguai.

É a segunda maior região vitivinícola do Uruguai, com 13 Bodegas e cerca de 6 mil hectares de vinhedos.

Maldonado

Recentemente foi recomendada pelo espanhol Dr. Luis Hidalgo como boa para a viticultura, é a mais nova região produtora de vinhos do Uruguai. Os pioneiros foram o casal Paula Pivel e Alvaro Lorenzo, proprietários da vinícola Serra de la Ballena, que plantaram os primeiros vinhedos em 2001 e lançaram seu primeiro vinho em 2007.

De lá para cá a região cresceu e atualmente conta com diversas vinícolas e seus vinhos têm surpreendido. O enoturismo tem se desenvolvido muito nessa região, não só pela qualidade dos vinhos e belas paisagens, mas também pela sua proximidade com uns dos balneários mais famosos e visitados do Uruguai, Punta Del Este.

 

Enoturismo: Vinícolas Uruguaias para visitar

O Enoturismo está praticamente em todos os roteiros do Uruguai, pois como explicamos acima, as principais regiões produtoras são Colônia, grande destino dos turistas por ser Patrimônio da Humanidade, Canelones, nem próxima da capital Montevidéu e Maldonado, na região da famosa Punta Del Este.

A seguir daremos algumas sugestões de vinícolas para serem visitadas. Sugerimos que agende com antecedência e contrate serviço de transporte, pois bebida e direção nunca combinam.

 

Establecimiento Juanicó

Juanico

 

Na região de Canelones, a área onde está localizada essa vinícola era uma fazenda voltada para o gado de corte. Em meados de 1800, o proprietário, Don Francisco Juanicó começou a plantar uvas, construiu cave subterrânea, mas somente por volta de 1980, quando passou para a Família dos Deicas (atuais proprietários), que se tornou propriamente uma vinícola.

Atualmente é a maior do país, com produção de mais de 30 rótulos. A visita guiada conta a história da família e o visitante pode optar por distintos tipos de degustação. Há possibilidade, ainda, de almoçar no local.

Site: juanico.com
Contato: visita@juanico.com

 

Bodega Bouza

Almoço Bodega BouzaNa região de Montevidéu, as ovelhas que caminham livremente pelos vinhedos deixam o ambiente com ar bucólico. Os amantes de carros antigos vão adorar a coleção do proprietário desse vinícola, que também podem ser apreciados pelos visitantes.

O visitante pode escolher por degustar rótulos mais simples ou mais complexos, mas o oque vale mesmo a pena é reservar uma mesa no suntuoso restaurante da Bodega para um almoço.

Site: bodegabouza.com.uy
Contato: visitas@bodegabouza.com

 

 

Bodega Alto de La Ballena

Alto de la Ballena

 

Pioneira na região de Maldonado, a simplicidade dessa vinícola é instigante. O casal, pioneiro na produção de vinhos nessa nova região, nunca foi fã de vinhos feitos exclusivamente com a tannat. Fizeram, assim, dois vinhos de corte: um com tannat (50%), merlot (35%) e cabernet Franc (15%) e outro com tannat e Viognier (isso mesmo, uva branca!).

A vista do lugar onde é feita a degustação é maravilhosa. O casal preza pela qualidade e não pela quantidade.

Site: altodelaballena.com
Contato: Contato Alto de la Ballena

 

Colinas Garzon

Colina GarzonNa Região de Maldonado, a visita pode ser bem divertida! A vinícola oferece visitas guiadas com trator, voo de balão, passeio de bicicleta, dentre outros… Interessante também para quem viaja com crianças, pois a vinícola tem programas para entretenimento infantil enquanto os adultos degustam vinhos e conhecem um pouco mais sobre a produção dos premiados de azeites.

Site: colinasdegarzon.com
Contato: reservas@colinasdegarzon.com

 

Essas são apenas algumas sugestões. Para informações mais detalhadas sobre a produção de vinhos uruguaios, acesse o site Uruguay Wine Tours (em espanhol)  e Wines of Uruguay (em espanhol), sites criados por um grupo de vinícolas uruguaias que uniram esforços para mostrar um pouco da cultura do vinho a todos os amantes dessa bebida.

O objetivo maior desse grupo é promover os vinhos uruguaios, aumentar a qualidade da produção e promover o enoturismo. No Uruguay Wine Tours é possível encontrar a rota de vinhos, criada pela Associação Caminhos de Vinho, que passa vinhedos com paisagens exuberantes e excelente gastronomia.

 

10 Sugestões de Vinhos Uruguaios com preço inferior a R$ 150

 

Carrau Ysem Roble Tannat

Produtor: Bodegas CarrauVinho Uruguaio - Carrau-Ysem-Roble-Tannat
Região: Uruguai Canelones
Tipo: Tinto
Uva: Tannat
NotaVV 3.2
Preço: R$ 58
Onde comprar: Vinhosite

 

Carrau Ysem Gran Reserva Tannat

Produtor: Bodegas CarrauVinho Uruguaio - Carrau-Ysem-Gran-Reserva-Tannat
Região: Uruguai Canelones
Tipo: Tinto
Uva: Tannat
NotaVV 3.5
Preço: R$ 88
Onde comprar: Vinhosite

 

Bouza Tannat 2014

Bouza TannatProdutor: Bouza
Região: Montevideo
Tipo: Tinto
Uva: Tannat
Nota: RP 92 VV 3.9
Preço: R$ 149
Onde comprar: Decanter

 

Bouza Chardonnay 2014

Bouza ChardonnayProdutor: Bouza
Região: Canelones
Tipo: Branco
Uva: Chardonnay
NotaVV 3.7
Preço: R$ 125
Onde comprar: Decanter

 

Carrau Tradicion 1752 Tannat

Produtor: Bodegas CarrauVinho Uruguaio - Carrau-Tradicion-1752-Tannat
RegiãoUruguai Canelones
Tipo: Tinto
Uva: Tannat
NotaVV 3.0
Preço: R$ 82
Onde comprar: Vinhosite

 

Garzon Pinot Noir Rose 2014

Garzon RoseProdutor: Garzon
Região: Maldonado
Tipo: Rosé
Uva: Pinot Noir
NotaVV 3.2
Preço: R$ 90
Onde comprarWorld Wine

 

Catamayor Reserva de la Familia 2010

PCatamayor Sauvignon Blancrodutor: Bodega Castillo Viejo
Região: San José
Tipo: Branco
Uva: Sauvignon Blanc
Preço: R$ 75
Onde comprar: World Wine

 

Cisplatino Rosado 2013

PPisado Rosadorodutor: Pisano
Região: Canelones
Tipo: Rosé
Uva: Cabernet Franc
NotaVV 3.2
Preço: R$ 67
Onde comprar: Mistral

 

Pizzorno Don Próspero 2013

ProduPizzorno Don Prosperotor: Pizzorno
Região: Canelones
Tipo: Tinto
Uva: Tannat e Malbec
NotaVV 3.4
Preço: R$ 70
Onde comprar: Grand Cru

Informações atualizadas em setembro de 2016. 

Os melhores Vinhos do Uruguai segundo o Guia Descorchados e o Concurso Consumidor Elege

Como mencionamos no começo desse artigo, a seguir destacamos os vinhos que, segundo o Guia Descorchados e o Concurso Consumidor Elege, são os melhores do Uruguai em 2014 e 2015. O primeiro, Guia Descorchados, foi criado há quase 20 anos pelo crítico chileno Patrício Tapia e o segundo é um concurso organizado pela Sociedade de Catadores, que ocorre desde 2007 no Uruguai e que tem como diferencial o fato de ser um corpo de jurados composto apenas por consumidores (todos com vasta experiência).

No concurso Consumidor Elege, as vinícolas participantes apresentaram 140 rótulos e, chamou a atenção dos jurados o aumento do numero de espumantes e de vinhos brancos, especialmente de Chardonnays e Sauvignon Blanc. Dentre os tintos, como já era esperado, o maior número foi de Tannat, seguido por blends (mistura) feitos com essa mesma cepa.

VinhoProdutorConcurso / GuiaCategoria
Amat Tannat 2009Bodega Juan CarrauDescorchados 2015Melhor tinto
Arneis 2014Vinhedo de Los VientosDescorchados 2015Melhor branco
Pizzorno Primo 2006PizzornoDescorchados 20141º lugar; de Blend tinto
Juan Carrau Reserva Tannat 2010Bodega Juan CarrauDescorchados 20142º lugar, Tannat
De Lucca Rio Colorado 2010Bodega de LuccaDescorchados 20143º lugar, blend tinto
Maria Zarranz Extra BrutViña Varela ZarranzConcurso ConsumidorEspumante
Giménez Méndez Alta Reserva Sauvignon Blanc 2015Giménez MéndezConcurso ConsumidorSauvignon Blanc
Garzón Viognier 2015GarzónConcurso ConsumidorViognier
Pisano RPF Chardonnay 2014Familia PisanoConcurso ConsumidorChardonnay
Artesana Tannat Rosado Fermentado en Roble 2014ArtesanaConcurso ConsumidorRosado
CataMayor Reserva de la Familia Pinot Noir 2013Castillo ViejoConcurso ConsumidorPinot Noir
Bouza Merlot B9 2013Bouza Bodega BoutiqueConcurso ConsumidorMerlot
Don Jacinto Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2013Don JacintoConcurso ConsumidorCabernet Sauvignon
H. Stagnari Tannat Viejo 2013Vinos Finos H. StagnariConcurso ConsumidorTannat
Don Adelio Ariano Tannat Syrah Reserva 2011Ariano HermanosConcurso ConsumidorCortes de Tannat
Osiris Reserva Tannat 2007Antigua Bodega StagnariConcurso ConsumidorTannat Premium
Don Pascual Selección del Enólogo 2013Establecimiento JuanicóConcurso ConsumidorTintos Genéricos
Monte Vide Eu 2013Bouza Bodega BoutiqueConcurso ConsumidorTintos de Colección
Tannat Fortificado 2000Familia IrurtiaConcurso ConsumidorLicor de Tannat

Infelizmente nem todos os vinhos podem ser encontrados no Brasil, mas vale ter em mente quais foram os escolhidos para, quem sabe, na próxima viagem fazer umas comprinhas e reforçar o estoque de sua adega com bons rótulos!

 

Gostou das nossas sugestões? Tem boas experiências em outras vinícolas uruguaias? Conte-nos nos comentários abaixo.


Gostou de nosso conteúdo?

Assine Já!