A Austrália é um país incrível que produz vinhos maravilhosos! E mais: o vinho australiano, apesar do seu período de altos e baixos, conseguiu se estabilizar e vem mantendo um excelente custo benefício para o consumidor.

A diversidade de vinhos é grande, assim como é grande a diversidade de vinícolas! São mais de 2400, espalhadas por 7 grandes zonas vitivinícolas. Com tantos vinhos, obviamente que a nossa pretensão não é esgotar o assunto, mas sim dar uma visão geral sobre o vinho australiano.

Discorreremos um pouco sobre como o vinho australiano ganhou destaque no cenário mundial, destacaremos as principais regiões produtoras e, ao final, como de costume, daremos algumas sugestões de vinhos australianos disponíveis no Brasil com bom custo benefício.

Se quiser ir direto para as nossas sugestões, clique aqui.

 

O Destaque Mundial do Vinho Australiano

Nas últimas décadas a Austrália tem se destacado na produção de vinhos. Não só pela grande quantidade produzida, como também pela qualidade do seu produto. Os produtores de vinho investiram bastante em tecnologia e estudos, tanto que atualmente dão cursos e palestras mundo afora.

Max Schubert (link em inglês), descendente de alemães, nasceu em 1915 na região de Barossa Valley. Ainda criança, no começo da década de 1930, ingressou na vinícola Penfolds (link em inglês) como office boy. Evolui rapidamente e, em 1948 já era chefe da equipe de produtores de vinho, cargo que ocupou até 1975.

Em 1949 foi enviado para a França para fazer cursos e conhecer diversas regiões vinícolas. Quando voltou, quis fazer um vinho que pudesse envelhecer como os vinhos que tinha visto na França. Assim nasceu o Penfolds Grange Hermitage, famoso vinho australiano.

Este vinho, apesar de ter sido elaborado com base nos conceitos vinícolas franceses, especialmente da região de Bordeaux, foi elaborado com quase que exclusivamente uva Shiraz e não Cabernet Sauvignon, com normalmente se esperaria. A composição é de aproximadamente 90% de Shiraz e 10% de Cabernet Sauvignon.

O vinho ganhou destaque mundial. E o sucesso foi tanto que o Penfolds Grange Hermitage 1955 entrou na lista dos 12 melhores vinhos do século XX publicada pela Wine Spectator (em inglês) no final de 1999 – The Wines of the Century (Os vinhos do século).

 

Os maiores consumidores do Vinho Australiano e a Shiraz, uva símbolo da Austrália

Vinho Australiano - Barossa Valley

Fonte: Wine Folly – Barossa Valley

Há bastante tempo que o vinho Australiano caiu no gosto dos ingleses. Isso mesmo. A Austrália lidera ranking do mercado de vinhos na Inglaterra! Há quem diga que a rivalidade eterna com os franceses fez com que os vinhos Australianos, que tem influência francesa, ganhassem o mercado inglês. Verdade ou mito, fato é que o vinho australiano realmente agrada o paladar inglês!

Outro grande mercado consumidor do vinho australiano é os Estados Unidos, que atualmente absorve parte significativa das exportações da Austrália.

Mas não pense que esses países consomem apenas vinhos feitos com a Shiraz!

Sim, a Shiraz é, sem dúvida, a uva símbolo da Austrália e grande responsável pelo destaque dos vinhos australianos. Uma das peculiaridades dessa uva na Austrália, é que ela tem a potência da Cabernet Sauvignon e os aromas e a complexidade da Pinot Noir. Mas nem só de Shiraz vive a Austrália. Dentre as tintas, já faz um tempo que os produtores estão diversificando e cultivando mais Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Merlot, dentre outras.

Dentre as brancas, o maior destaque é a Chardonnay, mas outras cepas estão ganhando bastante espaço, como a Sauvignon Blanc, a Viognier e a Sémillion.

 

 

As Principais Regiões Vinícolas da Austrália

De forma ampla, a Austrália pode ser dividida em 7 grandes regiões vinícolas. A seguir elencamos cada uma delas e, na sequência, discorremos um pouco a respeito das 4 que mais se destacam.

  • Victoria: localizada no extremo sudeste, é uma das regiões de grande destaque;
  • New South Wales (Nova Gales do Sul): localizada a sudeste, também é uma das que se destacam;
  • Queensland: localizada na região nordeste, acima de New South Wales;
  • South Australia: localizada na região central do país, é a que mais se destaca;
  • Nothern Territory: localizada ao norte de South Australia;
  • Western Australia: localizada a oeste, é outra região que se destaca; e
  • Ilha da Tasmânia: localizada ao sul, com clima bem frio para os padrões australianos.

 

Victoria

Vinho Australiano - VictoriaLocalizada no extremo sudeste da Austrália, tem Melbourne como cidade centro.

Victoria é uma região que se destaca bastante no mundo do vinho e na própria Austrália, pois produz aproximadamente 25% da produção total do país.

O clima é muito variado, assim como o cultivo das uvas. Há quem diga que o clima chega até a ser frio. É possível encontrar bons tintos, com destaque para os elaborados com a Pinot Noir e também excelentes brancos. As cepas brancas que se destacam são a Roussanne, Marsanne e Viognier.

É nessa região que são produzidos os famosos vinhos brancos doces fortificados, como os produzidos por Chambers, o Morris e Campbells.

 

New South Wales (Nova Gales do Sul)

Vinho Australiano - New South WalesLocalizada a sudeste da Austrália, a principal cidade dessa região é Sidney.

As principais áreas produtoras de vinhos estão entre Sidney e Camberra (capital da Austrália) e, de todas, a de maior destaque é Hunter Valley.

O clima é parecido com o da região de Languedoc-Roussillon (região do sul da França) e a maior parte dos vinhedos estão plantados a mais ou menos 500m de altitude.

Nessa região há presença maciça da uva Shiraz, mas outras cepas também são cultivadas, como a Cabernet Sauvignon e a Chardonnay.

 

South Australia (Sul)

Vinho Australiano - South AustraliaLocalizada na região central do país, a cidade que se destaca na região de South Australia é Adelaide. É, sem dúvida, a região vitivinícola que mais se destaca e também a maior produtora de vinhos na Austrália, cuja produção representa algo em torno de 40% do total do país.

As macrorregiões vitivinícolas que se destacam são Limestone Coast e Ilha Kangaroo e, das microrregiões, os maiores destaques são as regiões de Barrossa Valley, Eden Valley, Clare Valley e McLaren Vale, de onde surgiram vinhos que são verdadeiros primores Australianos. Exatamente por isso que são nessas 4 microrregiões que são produzidos os vinhos australianos mais disputados.

Os mais famosos produtores são Penfolds, Elderton e Rockford. Quanto aos vinhos, um dos destaques é para o vinho elaborado a partir do corte de Grenache, Shiraz e Mourvedre.

 

Western Australia (Oeste)

Vinho Australiano - South West Australia ZoneA principal cidade dessa região é Perth e as regiões vitivinícolas que se destacam são Swan District e Margaret River.

Em Margaret River, a mais famosa, são produzidos excelentes vinhos brancos, como o Leewin State Chardonnay Artist Series, vinho que ficou em quinto lugar na lista Top 10 de 2014 da Wine Spectator (em inglês). A região também produz um dos melhores tintos da Austrália com a Cabernet Sauvignon.

Acredita-se que o destaque do vinho tinto Cabernet Sauvignon deve-se ao fato dessa região ter um clima e solo muito parecidos com os da região de Bordeaux.

 

Algumas Sugestões de Vinho Australiano

 

VinhoProdutorRegiãoNotaPreço (R$)Onde Comprar
Tatty Road Shiraz 2010Gemtree VineyardsMcLaren Vale, South AustraliaVV 3.2147Vinci
Tyrrell's Old Winery Pinot Noir 2009Tyrrell's WinesSouth Eastern AustraliaVV 3.2115Vinhosite
Heartland Stickleback Red 2012HeartlandLanghorne Creek, South AustraliaVV 3.598Grand Cru
Yellow Tail Cabernet SauvignonCasella WinesSouth Eastern AustraliaVV 3.251Super Adega
Yellow Tail ChardonnayYellow TailSouth Eastern AustraliaVV 3.151Super Adega
Hardys Nottage Hill MerlotHardysSouth AustraliaVV 3.385Super Adega
Domaine Tournon Mathilda Shiraz 2012M. ChapoutierVictoriaWS 92
VV 3.5
147Mistral
Scrubby Rise Unoaked Chardonnay 2012Wirra WirraMcLaren Vale, South AustraliaVV 2.9156Mistral
Tyrell's Moores Creek Shiraz Tyrrell's WinesSouth Eastern AustraliaVV 3.382Vinhosite

 

Informações atualizadas em setembro de 2016.

 

lightbulb_outline

Se estiver em São Paulo, uma boa opção para comprar vinhos Australianos é a KMM, loja que trabalha majoritariamente com deste país.

 

E você, é fã dos vinhos australianos? Tem alguma sugestão para acrescentar à nossa lista? Conte-nos nos comentários abaixo!

 


Gostou de nosso conteúdo?

Assine Já!